Curiosidades científicas sobre os cabelos

Eis uma compilação de algumas curiosidades científicas  úteis que porventura desconhecia em relação aos seus cabelos:

  • Os humanos apresentam em média cerca de 100 a 150 mil fios de cabelos nas suas cabeças. Esses mesmos cabelos tendem a crescer de modo normal com uma velocidade que varia entre o 1cm e o 1,2cm/mês.
  • Os cabelos de uma maneira geral  têm a capacidade de reter uma grande quantidade de humidades e o seu conteúdo de água aumenta com a humidade relativa do ar. Por essa razão é que muitas pessoas, especialmente aquelas que já convivem diariamente com cabelos bastante frisados, têm a necessidade de utilizar produtos que formem uma barreira a essa humidade, no sentido de evitar o aumento do volume dos fios de cabelo.
  • Os cabelos crespos são mais secos, mais difíceis de pentear e também mais carregados de cargas eletrostáticas.
  • A composição do pêlo do cabelo é de  90% de proteínas, 8% de água e 2% de minerais.
  • A queratização é o processo pelo qual se formam as proteínas queratina dura- unhas e cabelos. A proteína do cabelo é a alfa- queratina que é fibrosa, de alto peso molecular e composta de 19 aminoácidos, minerais e poucos lipídios.
  • Em cada um dos fios de cabelos é possível de identificar milhares de cadeias de alfa-queratina que são entrelaçados em forma de espiral, como placas que se sobrepõem resultando num longo e fino cordão protéico.
  • São estas as proteínas que quando interagem entre si, de diversas formas, resultam nas diferentes formas caraterísticas dos cabelos que podem ser lisos, encaracolados ou ondulados.
  • A queratina é insolúvel na água e em solventes orgânicos, mas é de certa forma sensível a determinados produtos alcalinos e oxidantes e é estável entre os PH 4 e 8.
  • A cor,o tamanho e a disposição do pêlo variam com a raça, o sexo, a região do corpo e as condições de saúde do indivíduo.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s