Cuidados com os cabelos na piscina

Os cuidados com os cabelos são necessários sempre, mas existem determinadas situações em que os mesmo se tornam indispensáveis. Uma dessas situações é sem dúvida o contato constante com a água da piscina, por exemplo, onde o cloro pode provocar estragos importantes. Nestas situações o melhor é conjugar o uso champôs específicos para a proteção dos fios com condicionadores e máscaras capilares próprias que minimizem a penetração e aderência na cutícula dos materiais presentes na água como o cloro ou o cobre.

A utilização destes produtos torna-se fundamental pois os mesmos formam um barreira de proteção ao redor da haste capilar. Este cuidado é ainda mais importante no caso dos cabelos pintados. Nestes casos os fios de cabelo apresentam-se fisiologicamente mais porosos e por isso a aplicação destes produtos pode diminuir a absorção da água, já que o líquido em excesso encharca o fio do cabelo tornando-o ainda mais propenso a uma eventual quebra.

Para entendermos todos estes cuidados com os cabelos no que ao contato com a água da piscina diz respeito, convém recordar primeiramente que a água da piscina para além de ter um ph alcalino contem ainda substâncias como o sódio, o cloro ou o cobre que podem depositar-se entre as escamas dos fios, levando ao desenvolvimento de cabelos mais secos. Isto acontece porque o Ph tende a abrir as escamas do cabelo permitindo a entrada da água , dos sais e dos metais no interior da fibra, provocando perda de material proteico e de lípidos lubrificantes. Nestes casos a normalização do Ph dos cabelos através da sua lavagem com produtos específicos é a solução necessária para que os mesmos não fiquem duros e difíceis de pentear.

Concluindo o melhor a fazer depois de uma incursão pela piscina é mesmo usar champôs que hidratem as madeixas. Para tanto os produtos devem conter silicone, para ser possível a formação do efeito filme. Restaurar a lubrificação do fio de cabelo após a lavagem, usando condicionador e ou máscara é também fundamental. Cabelos mais ondulados ou mesmo crespos podem usar leave-ins para ajudar a desembaraçar o cabelo, ajudando na diminuição da abertura das escamas da cutícula quando o cabelo está molhado com a água da piscina.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s